terça-feira, 13 de outubro de 2009

DEVOCIONAL

.
.
“Então Acabe chamou todos os israelitas e os profetas de Baal para se reunirem no monte Carmelo. Elias chegou perto do povo e disse: Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal! Porém o povo não respondeu nada. Então Elias disse: De todos os profetas de Deus, o Senhor, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta."           1º Reis 18.20-22



A cena estava montada. De um lado quatrocentos e cinquenta profetas de Baal; do outro apenas Elias. No centro, o rei e o povo, ansiosos, esperando para ver o que aconteceria a partir dali. Durante vários reinados, os profetas de Baal estiveram ao lado dos reis de Israel. Desde que o reino foi dividido, nenhum profeta do Senhor tinha tido a ousadia que Elias demonstrava. O povo acostumou-se a adorar outros deuses, porque os reis de Israel não tinham compromisso com o Senhor. Depois que Salomão morrera, Roboão assumiu o trono, mas logo depois houve a revolta das dez tribos do norte, quando foi criado o reino de Israel, sob a liderança de Jeroboão. Ao assumir, este deixou de adorar o Senhor e passou a adorar deuses estranhos. Acabe, segundo as Escrituras, foi mau perante o Senhor mais do que todos os que foram antes dele. Ou seja, a idolatria e a negação ao Senhor foi, praticamente, instituída na vida do povo de Israel. Elias surge neste cenário, chamando o povo ao arrependimento, para que abandonassem sua idolatria, seus pecados e retomassem a adoração ao Senhor. Eles não poderiam mais ficar em cima do muro: façam a sua escolha hoje, disse Elias: ou Deus é o Senhor de sua vida; ou a sua vida tem outro Senhor. Esta é uma escolha, que cedo ou tarde deveremos fazer também. Ou Deus é o nosso Senhor, ou teremos outros deuses sobre ela. Não podemos acreditar que a nossa rebeldia espiritual durará muito tempo, pois seremos cobrados, cedo ou tarde, para tomar uma posição diante do Senhor. Não há como ter dois senhores: ou nos dedicaremos a um afastando-nos do outro, ou seremos fiel a um desprezando ao outro. Portanto, o povo, seguindo o rei, se afastou de Deus e passou a adorar Baal. Quem é o Senhor da nossa vida? É o que nos pergunta o Senhor. É Jesus Cristo, ou existe outro Senhor sobre nós? Precisamos responder esta pergunta o quanto antes, pois a decisão que tomarmos fará toda diferença em nossa vida. Mas creia, mesmo que só reste um de nós, a escolha por Jesus fará uma diferença para melhor em nossa vida.


Oração: Querido Deus, ajuda-nos a viver a nossa fé com integridade e perseverança, pois não há outro que tenha as palavras de vida eterna com tu tens. Que os nossos lábios nunca professem outro senhorio sobre nós, para que sejamos encontrados íntegros e firmes na esperança da salvação no dia de Cristo Jesus. É o que te pedimos em nome de Jesus. Amém!

Por Rev. Fred Souto
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário