segunda-feira, 6 de junho de 2011

JEJUM E ORAÇÃO


"O jejum não muda a Deus, mas, jejuar mudará você"


Jejum é a abstenção de alimentos para finalidades espirituais, por um período definido e propósito específico. Tem sido praticado pela humanidade em quase todas as épocas, nações, culturas e religiões.
O jejum é uma das mais eficazes ferramentas espirituais quando relacionado com a oração.

(Isaías 58:3) - Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho. (4) - Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. (5) - Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? (6) - Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? (7) - Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? (8) - Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. (9) - Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; (10) - E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. (11) - E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

Não se esqueça que jejum sem oração não existe. Jejuamos pela nossa santificação e oramos por determinados alvos.

"O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudará você"

O jejum deixará nosso espírito atento pois mortifica a carne. O propósito primário do jejum é mortificar a carne, o que nos fará mais sensíveis ao Espírito Santo.

•COMO COMEÇAR O SEU JEJUM.

7 passos básicos para um Jejum eficiente:

1° Passo: Defina o seu Objetivo - Por que você está jejuando? (podem ser mais de um)

Renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil?

Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a sua direção e os objetivos para o seu jejum e oração. Isto irá capacitá-lo a orar mais específica e estrategicamente.

2° Passo: Faça o seu Compromisso - Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar.

Três tipos:
1- Parcial: Daniel 10:2 e 3 - somente frutas e legumes, (alimento sólido), Daniel obteve uma grande revelação.
Dentro do Jejum Parcial, nós da Igreja Bethesda em Stockholm, em períodos de 7, 21 ou mais dias de jejum, costumamos tambem dividir o jejum em 2 etapas:
Primeira Etapa: Substituimos toda a carne vermelha (vaca e porco) por carne branca (aves e peixes), porém tiramos uma das 3 refeições diárias e substituimos por alimento espiritual; Oração, Leitura da Palavra e tempo a sós com Deus.
Segunda Etapa: Tiramos toda carne vermelha e branca e nos alimentamos somente de frutas legumes, grãos, ovos, sucos, sopas e tudo o mais menos CARNE... tirando ainda uma das 3 refeições diárias e substituindo por alimento espiritual; Oração, Leitura da Palavra e tempo a sós com Deus.
Sempre bebendo muita água durante todo o período do Jejum !!!

2-Normal: Tira todo o alimento sólido e toma-se somente água. Jesus no deserto (40 dias, Mat. 4:2) comum nos jejuns mais longos.

3-Total: retira se todo o alimento sólido inclusive a água. Encontra-se pouca mensão dessa na Bíblia e deve ser feita somente até 3 dias. Ex: Ester (Est. 4:16), Paulo (Atos 9:9). Porem os médicos advertem que ficar mais de três dias sem beber água é nocivo a saúde.

Qual será a duração do seu jejum - uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, quarenta dias (os iniciantes devem começar lentamente, até alcançar jejuns mais prolongados). Que atividades físicas ou sociais você irá restringir-se. (TV, Jornais, esportes, etc.) Quanto tempo por dia você dedicará à oração e Palavra de Deus. (mais importante).

Fazer esses compromissos com antecedência irá ajudá-lo a sustentar o seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazê-lo abandonar o seu jejum.

3° Passo: Prepare-se Espiritualmente - O fundamento básico do jejum e oração é o arrependimento. Pecados não confessados irão bloquear as suas orações.

1. Peça a Deus para ajudá-lo a fazer uma lista abrangente dos seus pecados.
2. Confesse cada pecado que o Espírito santo trouxer a sua mente e aceite o perdão de Deus (I Jô 1.9). - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
3.Procure obter o perdão de todos os que você ofendeu e perdoe a todos os que o feriram (Mc 11.25; Lc 11.4; 17:3,4).
4.Comece o seu tempo de jejum e oração com uma expectativa (fé) no seu coração (Hb 11.6).
5.Não subestime a oposição espiritual. Satanás muitas vezes intensifica a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gl 5.16,17).

O JEJUM INÚTIL: (Deus não recebe)

1 - Feito com coração contencioso e irado
2 - A vida de quem jejua está em pecado
3 - Quando coração não está quebrantado
4 - Coração soberbo e hipócrita
5 - Quando espera reconhecimento e admiração

4° Passo: Prepare-se Fisicamente - Jejum requer precauções conscientes.

Consulte o seu médico em primeiro lugar, especialmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Preparação física é bem aconselhado.

Sintomas do jejum!

Prepare-se para um período de desconforto mental temporário como: impaciência, irritabilidade e ansiedade.

Espere algum desconforto físico, especialmente no segundo dia. Você poderá ter breves dores causadas pela fome, tonturas ou algo "esquisito". O mal estar físico pode incluir fraqueza, cansaço ou sonolência.

Os primeiros dois ou três dias são geralmente os mais difíceis. A partir do momento que você prossegue com o jejum, você irá experimentar uma sensação de bem-estar, tanto físico como espiritual. Quando sentir a "dor-de-fome", aumente a ingestão de líquidos.

Prepare o seu corpo. Coma pequenas refeições antes de começar o jejum.

Enquanto você jejuar

5º Passo: Mantenha-se no Programa - para um aproveitamento espiritual máximo, separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a sua direção. Quanto mais tempo você passa com Ele, mais significativo será o seu jejum.

De manhã:
1.Comece o seu dia com louvor e adoração.
2.Leia e medite na Palavra de Deus.
3.Convide o Espírito Santo a trabalhar em você.
4.Convide Deus a usá-lo. Peça a Ele para mostrar a você como influenciar seu mundo, sua família, sua igreja, sua comunidade, seu País e assim por diante.
5.Ore para ter a visão de como Ele deseja usar a sua vida .

De tarde:
Mantenha seu coração nas coisas boas, procure meditar em alguma passagem da bíblia, converse com o Senhor como uma pessoa que está ao seu lado.

De noite:
1.Fique um tempo sozinho, sem pressa para "buscar a Sua face".
3.Evite a televisão e outras formas de distração que possam desviar o seu foco espiritual.

Quando possível, comece e termine cada dia ajoelhado com o seu cônjuge ( se tiver, e também for crente ) para um breve momento de louvor e agradecimento a Deus.

6° Passo: Termine o Jejum Gradualmente - Comece a comer gradualmente.

Não coma comidas sólidas imediatamente após o seu jejum. A introdução súbita de alimentos sólidos no seu estômago irá causar conseqüências negativas ou até mesmo perigosas.

7° Passo: Espere os Resultados – Se você se humilhar sinceramente perante o Senhor, arrepender-se, orar e procurar a face de Deus; se você meditar consistentemente na Sua Palavra, você irá ter resultados:
1-Experimentar uma percepção maior da Sua presença (João 14.21)
2-O Senhor irá dar um vigoroso e novo discernimento espiritual.
3-Sua confiança e fé em Deus irão se fortalecer.
4-Você se sentirá mentalmente, espiritualmente e fisicamente renovado.
5-Você verá respostas para as suas orações.

Um único jejum entretanto, não é um remédio "cura-tudo" espiritual.

Assim como precisamos de um novo enchimento do Santo Espírito diariamente, nós também precisamos de novos períodos de jejum perante Deus.

Conclusão:

O jejum está relacionado de perto com a oração. Jejum sem oração não é jejum ( podemos orar andando nas ruas, dirigindo, em casa, no trabalho, trem, ônibus, em todos os lugares.

É indispensável estar em espírito ( estar com a mente voltada para o céus), Meditar na palavra de Deus.

Haverão períodos em que o Espírito Santo vai nos levar mais ao jejum devido a alguma necessidade em especial que estará por vir ou que pelo presente.

O Jejum é uma arma poderosa, e por isso precisa fazer parte de nossa vida, precisamos jejuar pelo menos uma vez por semana, só assim teremos maior intimidade com Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário